sexta-feira, 22 de agosto de 2008

A-MEIOS - APRESENTAÇÃO

Este projeto visa interagir com o território através da fragmentação de objetos artísticos, criando situações entre o meio físico construído (que constitui nossos espaços públicos e privados) e seus usuários (todos que fazem uso do espaço físico).
Se você esta lendo este blog é porque ficou sabendo dessa ação por alguém ou encontrou um desses objetos em seu território, então cabe explicar que este blog tem por função esclarecer melhor este projeto, bem como abrir um espaço de encontro e manifestação entre as pessoas que se encontraram com estes objetos em seus respectivos territórios.

Sendo assim use este território virtual como bem entender e manifeste-se quando e como quiser usando o espaço no final desta página ou nosso e-mail de contato:

enderecoterra@bol.com.br

Acreditamos que você ao se encontrar com esse objeto se fez algumas perguntas, sugerimos então que verifique no link ao lado “PERGUNTAS E RESPOSTAS” se algumas das perguntas e respostas aqui relatadas cabem a você. Em seguida, também ao lado, verifique de que ação o objeto encontrado por você faz parte e una a sua parte as demais aqui virtualmente reunidas.

Fique a vontade para relatar seus questionamentos, impressões, atitudes e próximos passos desde quando se encontrou com o objeto.
Desde já agradecemos por compartilhar seu território conosco e trazer seu fragmento físico para se unir aos demais em nosso território virtual.

SUA PERGUNTAS
O que é o “Endereço Terra”?
Resposta 1: É o endereço deste blog onde encontram-se as explicações sobre este projeto, denominado A-MEIOS. Trata-se de um território virtual destinado a agregar pessoas e idéias que estão fragmentadas no espaço físico.
Resposta 2: Endereço Terra é o seu endereço, livre das definições e barreiras criadas pelo homem.
O objeto que encontrei se chama A-MEIO?
Resposta 1: Sim, foi como o batizamos em função do seguinte pensamento:
A-MEIO é uma adaptação da palavra de língua inglesa que surgiu com a criação da internet: E-MAIL que nada mais é do que uma carta eletrônica, uma mensagem que se alastra por diversos caminhos. A palavra MAIL nesse caso ao ser pronunciada na língua portuguesa sai como MEIO:
MEIO também é tudo que nos cerca = meio ambiente.
MEIO é a forma como fazemos algo, meio como agimos, como nos comunicarmos.
“A” remete a palavra AMBIENTE (tudo o que nos cerca).
“A” remete a palavra ARQUITETURA (forma como a cidade se materializa).
“A” remete a palavra ARTE (instrumento escolhido para intervirmos no ambiente e na arquitetura).
Por fim A-MEIO também pode significar para quem ouve e não lê como está escrito = HÁ MEIO, há maneira, há jeito, há forma.
Resposta 2: Você pode dar a ele o nome que quiser.
Por que este objeto foi deixado na rua?
Resposta: Nossa intenção é através de objetos artísticos colocados nos mais diversos espaços públicos oferecer as pessoas que se encontrarem com este objeto a possibilidade de interagir com o mesmo, de olhar seu espaço de uma forma diferente, de se surpreender e se questionar sobre o território que habitamos e o que fazemos dele.
Eu poderia ter trazido este objeto comigo ou deveria ter deixado onde o encontrei?
Resposta: Não há resposta correta para esta pergunta, você pode ficar com este objeto se lhe agrada, presentear alguém ou poderia ter deixá-lo no local que encontrou para apreciação de outras pessoas.Poderia também ter levado-o para outro local de sua preferência para que outros possam encontrar-se com este objeto.
De um lado do objeto encontrei há uma pintura e do outro um texto, do que se trata?
Resposta 1: Esta tela que você encontrou contém parte de uma pintura e parte de um texto, que podem ou não ter feito sentido individualmente para você. Foram espalhados outros objetos além deste que você encontrou, que juntos complementam a imagem e o texto.
Resposta 2: Utilizamos o que chamam de verso da tela por acreditarmos que nada pode ser visto por um único lado, sempre temos que buscar entender, conhecer ou mesmo criticar o outro lado.
Lembre-se: Foi buscando entender este objeto (ver o outro lado) que você encontrou o endereço deste site.
Qual o objetivo disto?
Resposta: Liberdade e Experimentalismo. Estamos brincando, trabalhando, pensando, provocando. Estamos fragmentando no espaço físico para unir no espaço virtual, mas também podemos fazer o contrário.
Buscamos a interação das pessoas com as diversas formas de manifestações artísticas de forma democrática.
Buscamos que as pessoas possam ter surpresas agradáveis ao circularem pela cidade.
Buscamos que as pessoas possam prestar mais a atenção aos detalhes que compõe nossos cenários.
Buscamos oferecer à pessoa que se encontra com o objeto a possibilidade de escolha do que fazer com o mesmo.
Buscamos nos relacionar com a cidade, sua cultura, seus espaços e seus habitantes.
Buscamos agir no meio físico e usar simultaneamente a internet como ferramenta de conhecimento e fortalecimento de ideais.
Este trabalho tem fins lucrativos?
Resposta: Não, porém, caso haja interesse em comercializar o objeto que você encontrou fique a vontade. Esta decisão é sua.
É patrocinado por alguma empresa, ONG ou órgão público? Tem apoio ou ligação com algum partido ou entidade política? Tem cunho religioso?
Resposta: Não.
Quem são vocês?
Resposta: Esta resposta é a que menos importa, pois somos contra direitos autorais, não queremos vincular este trabalho a nossos nomes, profissões ou lugar onde moramos, não há essa necessidade, mas se achar necessário saber mais sobre nós entre em contato pelo e-mail enderecoterra@bol.com.br e lhe responderemos com maior prazer.
Não nos consideramos e nem somos donos desse trabalho, ele é livre e pode ser de quem quiser. Se você se identifica com esta proposta e quer replicá-la de alguma forma ela é sua também.
Minha pergunta não foi respondida em nenhuma das anteriores.
Resposta: Fique a vontade para perguntar ou se manifestar utilizando este blog ou nosso e-mail: enderecoterra@bol.com.br ou verifique se “nossas” perguntas também não são as suas.

NOSSAS PERGUNTAS
O que é a cidade para você?
Você conhece a história da cidade que você vive?
O espaço público é meu? É seu? É nosso? É do poder publico? Ou não é de ninguém?
A cidade que você vive lhe trata bem?
Como você se relaciona com o espaço público de sua cidade?
Você já teve vontade de fazer algo por sua cidade?
Você é feliz vivendo em sua cidade?
Quando você vê algo que não lhe agrada você pensa a respeito?
Você prefere ser consumidor ou cidadão?
O que você faz para se divertir?
O que é importante para você?
É importante ter dinheiro ou ter família e amigos?
É importante ter saúde ou ter assistência médica?
É importante ter carro novo ou viajar?
Você vive ou sobrevive?
Você conhece a história de seus antepassados?
Você se ama?
Você ama alguém nesse momento?
Você já disse “Eu te amo” para esse alguém hoje?
Você já deu um beijo ou deu um abraço em alguém hoje?
Você já se perdoou por algo que fez e magoou alguém?
Você já pediu perdão a essa pessoa?
Você sabe exatamente quem é você?
Você é feliz?

Nenhum comentário: